O papel do Arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da Competência em Informação.

Visualizações: 12

Autores

Resumo

Objetiva apresentar elementos que delimitem o papel do arquivista na promoção da cidadania e na garantia de defesa dos Direitos Humanos, tendo como base a abordagem da Competência em Informação. A pesquisa compreende uma análise comparativa entre a teoria de Vitorino (2011) que evidencia as dimensões da Competência da Informação: Técnica, Estética, Ética e Política e o documento do Conselho Internacional de Arquivos “Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos”. Os princípios apresentados fornecem diretrizes para os arquivistas lidarem em seu cotidiano com a informação, promovendo inclusive cursos de capacitação para os usuários de Arquivo, sobre como lidar com a informação de forma crítica e competente. Além dos arquivistas, o documento fornece elementos que proporcionam que grupos de profissionais possam disseminar conhecimento acerca do acesso às informações, bem como oferecer por meio de oficinas, instruções sobre o uso da informação, destacando assim ações presentes nos preceitos da Competência em informação que precisam ser divulgadas de forma ampla e melhor delimitadas nos cursos de graduação e nas possibilidades de formação continuada dos arquivistas.

Palavras-chave: Arquivista. Arquivologia. Competência em Informação. Dimensões da Competência em Informação.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/11782

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação, integrante do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia, atuando principalmente nos temas: Arquivologia,  Competência em informação, Comportamento informacional, Fenômenos informacionais na Arquivologia, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Victor Martins Silva, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Publicado

2020-09-14

Como Citar

Furtado, R. L. ., & Silva, V. M. (2020). O papel do Arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da Competência em Informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/55162

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos