Ambiência da Biblioteca Universitária e a Concepção de um Sistema Integrado na Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

Resumo

Analisa a ambiência da Biblioteca Universitária e as percepções em torno de sua concepção no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Para tal, o estudo busca para estudo de caso o sistema de bibliotecas do multicampi da UFES no Estado do Espírito Santo. Utiliza pesquisa do tipo exploratório-descritiva com abordagem de natureza descritiva. Os resultados indicam que a política de indexação é fundamental para a rentabilização do fluxo de informação, por meio da organização e da representação da informação. Conclui que a biblioteca poderá e deverá estabelecer a sua política de indexação com base na necessidade do seu usuário a fim de permitir uma recuperação em menor tempo e com nível de precisão adequado ao usuário.

Palavras-Chave: Biblioteca universitária. Representação da informação. Sistema de informação. Recuperação da informação.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/11723

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Souza de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

 Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuante no ramo da Ação e Animação cultural, desenvolvendo trabalhos sociais e educativos em bibliotecas escolares 

Rosa da Penha Ferreira da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

Drª em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES - 2012-2016). Possui Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Biblioteconomia (1990), em Artes Plásticas (1995) e em Arquivologia (2006). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Arquivologia, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lucileide Andrade Lima do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

Doutora em Ciencias da Informação, Dinter UnB/UFES (atual), mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (2007, especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), especialista em Politica e Sociedade pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e  graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991).

Marcelo calderari miguel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

Pós-graduando do curso de Matemática Financeira e Estatística, Bacharel em Biblioteconomia (Ufes); Bacharel em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD); e Discente de Iniciação Científica do curso de Administração (Ufes) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE.

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos