Informação, gênero e sexualidade: uma análise da comunicação científica do Grupo de Trabalho “Informação & Saúde” - ENANCIB

Autores

Resumo

A implantação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no Brasil representa um avanço em direção ao enfrentamento das condições de exclusão que caracteriza essa população, inclusive no que se refere a pesquisas e estudos que se dediquem, especificamente, a esta temática. Nesse contexto, destaca-se a rede conceitual informação, gênero e sexualidade que se apresenta como domínio temático de possíveis diálogos entre a Ciência da Informação e áreas afins. Definem-se como objeto de estudo as comunicações realizadas no GT-11 - Informação & Saúde do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), no período de 2011 a 2019. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter bibliográfico e abordagem quantitativa. Do universo de 153 (cento e cinquenta e três) comunicações, incluindo trabalhos completos e resumos expandidos, realizadas no período, apenas três tratam expressamente sobre a temática LGBT, sendo um trabalho completo e dois resumos expandidos. Há evidente carência de estudos e pesquisas acerca da rede conceitual informação, gênero e sexualidade. Quando essas são tratadas, tem como referência as de áreas como Biomédicas, Psicologia e Psiquiatria, em uma perspectiva patologizante. Isso demonstra a importância da Política Nacional de Saúde Integral de LGBT como instrumento de produção e promoção da informação nesse contexto.

Palavras-chave: Informação, Gênero, LGBT, Sexualidade.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/12837

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo dos Santos Garcia, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Nelma Camêlo de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas.

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em  Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Direto pela Universidade Estácio de Sá. Professor Associado co Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos