A contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores: a voz da comunidade

Autores

Resumo

As bibliotecas comunitárias são formadas a partir da iniciativa de grupos ou de uma única pessoa para disponibilizar espaço e livros de forma gratuita à comunidade. O presente estudo investiga o impacto das bibliotecas comunitárias para a formação de leitores a partir da visão da comunidade em que estão inseridas. Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo com natureza básica e explicativa e abordagem qualitativa do problema. A pesquisa de campo foi realizada nas bibliotecas comunitárias Portal da Sabedoria e Monteiro Lobato, e a coleta de dados foi realizada por meio de pergunta gerativa de narrativa com os leitores com faixa etária entre 10 e 14 anos. O tratamento dos dados coletados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo aplicada às falas com a definição de categorias a priori. Os resultados apresentam a participação dos leitores e a relação de pertencimentos deles com as bibliotecas. Concluiu-se que as bibliotecas comunitárias oferecem contribuições significativas para a cidade de São Luís, pois são espaços de convivência com impacto positivo na formação de leitores.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13667

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Duarte Coelho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Bibliotecária pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina.

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente Sénior no Departamento de CI da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Biblioteconomia pela UEL, mestre e doutora em CI pela Unesp Marília.

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos