Concepção da Biblioteca na escola: representações construídas a partir das suas diretrizes

Autores

Resumo

Concepção da biblioteca escolar em seus documentos oficiais norteadores. Objetiva analisar que imagens são construídas da biblioteca, sua concepção e sua participação na estrutura organizacional no contexto escolar brasileiro à luz dos documentos oficiais de regulação das bibliotecas no Brasil: a Lei 12.244/2010 e as Directrizes da IFLA/UNESCO para Bibliotecas Escolares. Metodologicamente o estudo tem como âncora a análise documental (CELLARD, 2008) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui que os documentos mencionam a necessidade da integração da biblioteca no ambiente escolar com outros setores e do bibliotecário com outros profissionais. Entretanto, observa-se a inexistência de textos que mencionem a necessidade da biblioteca em integrar o organograma da instituição escolar considerando ser esta um ambiente educacional de aprendizagem.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13671

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cléa Nunes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro - Portugal. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia- UFMA.

Maria Manuela Bento Gonçalves, Universidade de Aveiro

Doutora em Sociologia da Educação e Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia- Aveiro – Portugal. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Didática e Tecnologia (CIDIF).

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos