A utilização do plano diretor de informática como prática de ensino do processo de automação em Biblioteca escolar

Autores

  • Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Universidade Federal do Maranhão (UFMA) http://orcid.org/0000-0003-0642-1028
  • Cecilna Miranda de Sousa Teixeira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

studo sobre a prática de ensino do processo de automação em biblioteca escolar, com utilização do plano diretor de informática - PDI para automação dos serviços, que visa estruturar todo o processo em relação ao acervo e usuário existente no âmbito da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire. Tem como objetivo geral destacar o PDI como prática de ensino para elaboração de uma proposta de automação para a biblioteca da referida unidade escolar, tornando-o um parâmetro à facilidade de uso na rotina de trabalho. Tem como objetivos específicos identificar as necessidades da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire; elaborar um levantamento dos serviços e rotinas da referida biblioteca; estruturar um diagnóstico destinado à automação; utilizar o PDI como ferramenta no processo de automação. A metodologia deste estudo corresponde a uma pesquisa exploratória e descritiva, pautada na pesquisa bibliográfica, considerando vários autores e estudos explanados em sala de aula na disciplina de Automação de Unidades de Informação. Para elucidar os questionamentos e compreensão acerca da automação na biblioteca da UEB Rosália Freire, fez-se uso da observação do ambiente para análise inicial da ergonomia no espaço da biblioteca. Conclui-se que, como toda unidade de informação requer uma organização para que seus produtos e serviços sejam oferecidos com qualidade, a implantação dos serviços automatizados torna-se necessário para que haja controle e oferta desses serviços aos usuários no ambiente da escola. A utilização do PDI como ferramenta de estudo para automação de bibliotecas consistiu num aprendizado prático para os alunos, permitindo maior clareza nos processos de automação.

Palavras-chave: automação na Unidade de Informação. Biblioteca escolar. Ferramentas de ensino. Plano Diretor de Informática.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13692

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia (UFMA).

Cecilna Miranda de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Gestão Empresarial. Aluna do Curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos