O domínio patrimônio cultural na formação do bibliotecário: interseções e possibilidades de abordagem no Currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão
Visualizações: 13Resumo
Inserção dos estudos em patrimônio cultural na formação do bibliotecário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza exploratória com fins analíticos e descritivos, acerca do currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão com objetivo de analisar as possibilidades de interseção e abordagem do patrimônio cultural na formação de seus bibliotecários. Discute os conceitos de patrimônio cultural em autores como Cutrim (2011), Choay (2001), Castro (2008), além de um recorte histórico da evolução curricular da Biblioteconomia por meio de Pinto (2015), Castro (2000), Fonseca (1979) e Almeida e Baptista (2013), dentre outros autores. Detém-se na análise do currículo da Biblioteconomia em vigor na UFMA para fins de identificação de disciplinas, núcleo e eixos que possam se relacionar com o tema do patrimônio cultural. Resulta na constatação da ausência de disciplinas que tratem especificamente do tema, porém detecta possibilidades transversais de inserção dos conteúdos referentes ao patrimônio cultural nos eixos estruturantes da matriz curricular do curso analisado. Ressalta ainda a necessidade de outros estudos que investiguem as interseções entre o patrimônio cultural e formação do bibliotecário, haja vista ele fazer parte do escopo da sua prática, promovendo a democratização da informação referente aos bens culturais, materiais e imateriais, e seus desdobramentos.
Palavras-chave: Análise de Currículo na Biblioteconomia. Curso de Biblioteconomia da UFMA. Patrimônio Cultural na Biblioteconomia. Patrimônio Cultural e Formação do Bibliotecário.
Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13711