O domínio patrimônio cultural na formação do bibliotecário: interseções e possibilidades de abordagem no Currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão

Autores

  • Maurício José Morais Costa Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) https://orcid.org/0000-0002-0759-9285
  • Valdirene Pereira da Conceição Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Donny Wallesson dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

Inserção dos estudos em patrimônio cultural na formação do bibliotecário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza exploratória com fins analíticos e descritivos, acerca do currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão com objetivo de analisar as possibilidades de interseção e abordagem do patrimônio cultural na formação de seus bibliotecários. Discute os conceitos de patrimônio cultural em autores como Cutrim (2011), Choay (2001), Castro (2008), além de um recorte histórico da evolução curricular da Biblioteconomia por meio de Pinto (2015), Castro (2000), Fonseca (1979) e Almeida e Baptista (2013), dentre outros autores. Detém-se na análise do currículo da Biblioteconomia em vigor na UFMA para fins de identificação de disciplinas, núcleo e eixos que possam se relacionar com o tema do patrimônio cultural. Resulta na constatação da ausência de disciplinas que tratem especificamente do tema, porém detecta possibilidades transversais de inserção dos conteúdos referentes ao patrimônio cultural nos eixos estruturantes da matriz curricular do curso analisado. Ressalta ainda a necessidade de outros estudos que investiguem as interseções entre o patrimônio cultural e formação do bibliotecário, haja vista ele fazer parte do escopo da sua prática, promovendo a democratização da informação referente aos bens culturais, materiais e imateriais, e seus desdobramentos.

Palavras-chave: Análise de Currículo na Biblioteconomia. Curso de Biblioteconomia da UFMA. Patrimônio Cultural na Biblioteconomia. Patrimônio Cultural e Formação do Bibliotecário.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13711

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício José Morais Costa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) e Professor do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB).

Valdirene Pereira da Conceição, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia - UFMA.

Donny Wallesson dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e professora do Departamento de Turismo e Hotelaria e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA).

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos