Acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas universitárias: estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Autores

Resumo

O presente artigo discute os resultados de uma pesquisa que analisou as condições de acessibilidade e o uso de tecnologia assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Trata-se de um estudo de caso, que investigou a aplicação das políticas públicas de inclusão no SIBI do CEFET-MG. Para realização do estudo, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: a observação realizada em duas bibliotecas do SIBI; questionários enviados através do Google docs para os bibliotecários chefes do SIBI; e entrevistas semi-estruturadas para três alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Os resultados mostram avanços como: o recebimento de alunos(as) com necessidades educacionais especiais na instituição de ensino analisada; a construção ou adaptação de prédios acessíveis; o fornecimento de tecnologias para auxiliar os estudantes com alguma necessidade educacional especial nos estudos; e o acolhimento pela maior parte da comunidade acadêmica. No entanto, constatou-se também a necessidade de articulação intersetorial, treinamento de servidores e melhora nas condições de acessibilidade e tecnologia assistiva.

Palavras-Chave: Políticas Públicas. Inclusão. Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Pessoas com necessidades educacionais especiais.

Link: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22362

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Gonçalves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2019). Especialista em Educação à Distância pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2013). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Atualmente Bibliotecária do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Keila Auxiliadora de Carvalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora Adjunta de História do Brasil Republicano e do Programa de  Pós Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense -UFF, com tese defendida na área de políticas públicas no Brasil Republicano. Pós-doutoranda em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz - COC/Fiocruz. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo os seguintes temas: história política, memória, história oral, história da saúde e das doenças. Tem experiência na área de História do Brasil Contemporâneo, com destaque para os temas: cultura política, identidade, biografias, modernização, políticas públicas.

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos