Acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas universitárias: estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
O presente artigo discute os resultados de uma pesquisa que analisou as condições de acessibilidade e o uso de tecnologia assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Trata-se de um estudo de caso, que investigou a aplicação das políticas públicas de inclusão no SIBI do CEFET-MG. Para realização do estudo, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: a observação realizada em duas bibliotecas do SIBI; questionários enviados através do Google docs para os bibliotecários chefes do SIBI; e entrevistas semi-estruturadas para três alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Os resultados mostram avanços como: o recebimento de alunos(as) com necessidades educacionais especiais na instituição de ensino analisada; a construção ou adaptação de prédios acessíveis; o fornecimento de tecnologias para auxiliar os estudantes com alguma necessidade educacional especial nos estudos; e o acolhimento pela maior parte da comunidade acadêmica. No entanto, constatou-se também a necessidade de articulação intersetorial, treinamento de servidores e melhora nas condições de acessibilidade e tecnologia assistiva.
Palavras-Chave: Políticas Públicas. Inclusão. Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Pessoas com necessidades educacionais especiais.
Link: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22362