A competência em informação: um fator para superar as barreiras de inovação no contexto da indústria 4.0

Autores

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir como a competência em informação pode apoiar as organizações a superar as barreiram que atrapalham o processo de inovação no contexto da Indústria 4.0. O foco é ajudar os professionais a vencer estes desafios por meio da competência em informação. A metodologia é baseada em uma pesquisa bibliográfica, a fim de demonstrar a lacuna teórica sobre competência em informação e Indústria 4.0. Além disso, um quadro foi desenvolvido para explicar a inter-relação de tais conceitos. No final, apresenta-se um modelo conceitual para ajudar os professionais a lidar com as barreiras que prejudicam a inovação das empresas, especialmente aquelas que já estão adotando a tecnologia da Indústria 4.0. As considerações finais demonstram que a competitividade depende da veracidade da informação e da qualidade da inovação. A competência em informação é uma ferramenta fundamental para enfrentar os fatores que prejudiquem a inovação, pois no contexto da Indústria 4.0, os indivíduos precisam ser capacitados para interpretar a informação.

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/23350

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Mestra em Ciência da Informação pela UNESP e Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia - FATEC.

Natália Marinho do Nascimento, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Mestra em Ciência da Informação pela UNESP e Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Camila de Biaggi, Universidade Estadual Paulista

Mestra em Ciência da Informação pela UNESP e Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Elaine Paiva Mosconi, Universitéde Sherbrooke

Professora do Departamento de Métodos Quantitativos de Gestão da Université de Sherbrooke – UdeS, Québec 

Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos