O uso de tecnologias digitais em museus de arte o caso do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía: repensar Guernica

Autores

Resumo

O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madrid, Espanha) reconhecidamente utiliza de tecnologias digitais para promover o acesso e a difusão de suas coleções. Este trabalho apresenta um projeto específico do Museu: Repensar Guernicawebsite que por meio da conjunção dos processos que fundamentam o museu e o arquivo agrega o máximo de informação disponível sobre a obra Guernica de Pablo Picasso. O objetivo da plataforma é atingir um público amplo, de especialistas em História da Arte aos mais diversos interessados no tema. A partir do estudo de caso do Repensar Guernica demonstramos como a utilização de ferramentas digitais, como exposições virtuais, catálogos online e portais, baseadas na web, é de fundamental importância para a ampliação e a democratização do acesso aos acervos de museus e arquivos. A metodologia emprega a revisão bibliográfica sobre tecnologias digitais aplicadas aos museus e tem em vista algumas temáticas discutidas pelas Humanidades Digitais, como o impacto da tecnologia na organização e preservação de fontes tradicionais de pesquisa.

Palavras-chave: tecnologias digitais. museu de arte. humanidades digitais. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.

Link: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29502

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Lira, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (2003) e Especialização em Gestão Arquivística pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2015). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua profissionalmente como Supervisora da Área de Acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, bem como em projetos de preservação de arquivos pessoais. É docente em cursos voltados à preservação de acervos audiovisuais. 

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Estuda Ciência da Informação, com ênfase na área de Organização do Conhecimento e Representação da Informação, atuando principalmente em Análise Documentária, Linguística, Terminologia e Representação de Documentos visuais, Sonoros e Cinematográficos. Mãe de um filho (Licença Gestante: 13/06/2016 a 09/12/2016).

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos