Programas para repositórios digitais: avaliação para o gerenciamento e preservação de materiais bibliográficos e documentos de arquivo da Biblioteca Nacional do Brasil

Visualizações: 15

Autores

Resumo

A chegada da Tecnologia da Informação e Comunicação mudou a maneira da Biblioteca Nacional do Brasil de produzir, usar e armazenar informações, se antes sua coleção era composta por pergaminhos, papiros, livros e documentos administrativos em suporte em papel, atualmente ela também é composta por objetos digitais (nativos e digitalizados), como livros, revistas, jornais, músicas, fotografias, documentos administrativos, entre outros; e o volume desses objetos digitais está aumentando a cada dia. Por isso, a pesquisa avaliou e analisou as características e funcionalidades dos softwares para repositórios digitais Archivematica, DSpace e RODA, a fim de identificar os mais adequados para o gestão e preservação de materiais bibliográficos e documentos de arquivo da Biblioteca Nacional de Brasil. A estrutura organizacional da Biblioteca Nacional do Brasil e a bibliografia especializada foram revisadas; os softwares selecionados foram analisados utilizando um critério quantitativo com base nas funcionalidades que eles cumprem. DSpace foi o que apresentou o melhor resultado, cumpre 92% das funcionalidades selecionadas. Em segundo lugar, está o RODA, com um nível de satisfação de 77% e, por último, a o Archivematica, com 62%. O Archivematica não é um software de repositório digital, mas um sistema de preservação digital, ou seja, uma solução tecnológica para um repositório digital. RODA, é um software de preservação OAIS e não uma plataforma de publicação. O DSpace é o software mais adequado para gestão e preservação de materiais bibliográficos e documentos de arquivo da Biblioteca Nacional do Brasil, pois atende a 92% das funcionalidades consideradas como as mais importantes e relevantes para gestão e preservação.

Palavras-chave: preservação digital. repositório digital. avaliação. Biblioteca Nacional. Brasil.

Link: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29554

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington da Silva, Biblioteca Nacional

Título de máster en Sistemas de Información Digital por la Universidad de Salamanca - España. Archivero en la Biblioteca Nacional de Brasil, postgrado en Gestión del Conocimiento en la Universidad Federal del Rio de Janeiro y Gestión de la Calidad Total en la Universidad Federal Fluminense. Grado en Archivistica en la Universidad Federal del Estado del Rio de Janeiro. Más de 17 años de experiencia en empresas públicas y privadas en los campos de la cultura, petróleo, ingeniería y energía, trabajando en la planificación, desarrollo, implementación y mantenimiento de los sistemas de Gestión de Documentos, Calidad, Información y Conocimiento.

José Antonio Merlo Vega, Universidad de Salamanca

Doctor en Documentación. Profesor del Departamento de Biblioteconomía y Documentación de la Universidad de Salamanca. Director del Departamento de Biblioteconomía y Documentación y Ex-Director del Servicio de Archivos y Bibliotecas de la Universidad de Salamanca. Autor de un centenar de artículos de investigación y divulgación sobre bibliotecas, tecnologías y recursos de información. Colabora con diferentes universidades latinoamericanas en programas de formación y cooperación universitaria.

Publicado

2020-09-14

Como Citar

da Silva, W., & Merlo Vega, J. A. (2020). Programas para repositórios digitais: avaliação para o gerenciamento e preservação de materiais bibliográficos e documentos de arquivo da Biblioteca Nacional do Brasil. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/55198

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos