A informação e o entorno digital: competências e habilidades do profissional da informação

Autores

Resumo

Inovação, ciência e tecnologia são conceitos presentes em todas as áreas do conhecimento e do processo produtivo global. A inovação é uma vantagem competitiva que deve ser desenvolvida e adotada e que não pode estar dissociada de ciência e tecnologia. O objetivo deste trabalho é estudar as competências e habilidades do profissional da informação no entorno digital. A metodologia da pesquisa é do nível descritivo em fonte secundária, por meio de levantamento bibliográfico, análise e conceitos, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o assunto e torná-lo mais explícito. Como resultados apresenta reflexão sobre o papel da inovação nos processos de formação profissional no entorno digital e seus impactos na empregabilidade global. Apresenta como conclusão o reconhecimento do papel da ciência, da tecnologia e da inovação na competitividade do setor produtivo bem como as estratégias de apoio, o que inclui programas de conscientização para as diferentes partes envolvidas com o processo de inovação; programas para a difusão dos conceitos de inovação nas comunidades interessadas em atividades produtivas, de modo que a ciência e a tecnologia possa ser melhor utilizadas; capacidade de resposta dos centros de pesquisa em ciência e tecnologia às demandas do setor produtivo; medição de resultados mediante sistemas de intercâmbio, de retroalimentação e monitoração; e apropriação, ou seja, a capacidade das organizações não somente de usar, mas também de contribuir para o aperfeiçoamento das tecnologias transferidas.

Palavras-chave: entorno digital. competência digital. habilidades digitais. profissional da informação. inovação. transformação digital.

Link: periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29558

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, USP. Professor e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade de São Paulo, Brasil.

José Antonio Moreiro-González, Universidad Carlos III

Diplomado en Profesorado, Universidad Complutense 20/06/1974. Licenciado en Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Educación à Distancia - UNED - Faculdade de Geografia e História, (1981), Doctorado en História, Universidad Nacional de Educación à Distancia -UNED - (25/06/1985). Pós- doutorado pela Universidade de São Paulo-ECA-USP (1989). Actualmente, Catedrático de Universidad - Universidad Carlos III de Madrid. Líneas de investigación- descripción palabras claves:. - Teoría e Historia de la Documentación; - Análisis de contenido textual; - Análisis documental de imágenes; - Formación universitaria de los documentalistas : Mercado de trabajo

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos