A biblioteca universitária no tripé ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Thulio Pereira Dias Gomes Universidade Federal Fluminense

Resumo

O cenário desta experiência é a mesorregião Norte Fluminense, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e priveligia o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), da UFF em Campos dos Goytacazes. Discute os resultados de um projeto de extensão cujo objetivo é divulgar a memória científica do ESR. A proposta é debater os primeiros resultados do projeto, com base no quadro referencial da biblioteconomia e da ciência da informação. A experiência interviu nos documentos da biblioteca universitária para atribuir outras camadas de sentido com vistas à divulgação científica e da memória institucional e da preservação do patrimônio documental da universidade. O foco da análise está sobre a coleção de trabalhos de conclusão de curso (tcc), defendidos no ESR e disponíveis na BUCG e no Repositório Institucional da UFF (RIUFF). A coleção de tcc é o fio articulador da discussão proposta, porque constitui a base material das informações e dos conhecimentos mediados durante toda a experiência. Conclui-se que a mediação da coleção de tcc ampliou as possibilidades de atuação da biblioteca no tripé ensino, pesquisa e extensão, articulada com outros setores e em outros contextos da universidade.

Palavras-chave: Divulgação científica, Memória científica, Extensão universitária, Trabalhos de conclusão de curso, Mediação documentária.

Link: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/18

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thulio Pereira Dias Gomes, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecário-documentalista na Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em andamento em ciência da informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos