Sobre políticas públicas e políticas de informação

Visualizações: 36

Autores

Resumo

Apresenta recorte da revisão bibliográfica de tese de doutorado abordando os estudos sobre Políticas de Informação, área transversal, a partir de levantamento bibliográfico sobre dois campos temáticos principais: Políticas Públicas e Ciência da Informação. Define etimologicamente o termo ‘Política’, destacando seu caráter polissêmico, detendo-se na dimensão do termo em inglês policy, referente às políticas públicas, ou seja, a ação pública, de discutir, elaborar, propor e implementar políticas públicas para a solução de problemas sociais, buscando estabelecer a governabilidade, a justiça e o bem-estar social. Assim, reconhecemos o Estado como um dos maiores produtores e acumuladores de informação, que deve atuar também na sua disseminação, detendo grande poder na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de informação, fundamentais para o exercício da cidadania, redução de desigualdades e fortalecimento da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, UFC

Doutor em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Bibliotecário na Biblioteca Central do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará.

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

Santos, R. N. R. dos, & Freire, I. M. (2020). Sobre políticas públicas e políticas de informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3), 131–145. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/55286

Edição

Seção

Artigos de revisão