A aprendizagem visando a competência em informação na sociedade em tempos de infoesfera

Autores

  • Roberto Vilmar Satur Universidade Federal da Paraíba
  • Armando Malheiro da Silva Universidade do Minho

Resumo

A sociedade,historicamente,incorpora para si osseus própriosavanços e assim se reconfigura para melhor usufruir desse novo espectro. A sociedade da informação e do conhecimento é a nova reconfiguração social que se apresenta no século XXI. Nessa nova sociedade não basta mais apenas ser alfabetizado, aprender a ler, estudar em livros para a prova, saber tabuadas e estar presente na escola. Elausa novos recursos de aprendizagem que se juntam ou substituem os anteriores, ela não descarta as novas tecnologias como recurso para aprender e exige do cidadão uma nova competência: a competência em informação. Um cidadão “alfabetizado”em informação e nos recursos que permitem acessar e usar as informações e conhecimentos disponíveis, incluindo as novas tecnologias,especialmente as de informação e comunicação. Por isso a relação aprendiz e aprendizado está se reconfigurando e agora precisa desenvolver o cidadão para torná-lo competente em informação. E para ser e se manter competente em informação não basta aprender e apreender: é preciso aprender por toda a vida.

Palavras-chave:Competência em Informação. Aprendizagem.Tecnologias da Informação e Comunicação. Sociedade da Informação.Sociedade do Conhecimento.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/48660/29748

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Vilmar Satur, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informaçãopela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Armando Malheiro da Silva, Universidade do Minho

Doutor em História Contemporânea pela Universidade do Minho, Portugal.Professor da Universidade do Porto, Portugal.

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos