As iniciativas de acesso aberto nas instituições de ensino e pesquisa da região norte

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Porto Junior Universidade  Federal  do Tocantins
  • Edson de Sousa Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Introdução: Um dos desafios do movimento de acesso aberto é a compreensão do processo de gestão da comunicação científica no âmbito das instituições de ensino e pesquisa, compreensão essa que buscamos aprofundar nesse artigo. Objetivo: Compreender o processo de gestão da comunicação científica no âmbito das Instituições de Ensino e Pesquisa da Região Norte do Brasil. Metodologia: trata-se de estudo qualiquantitativa e de propósito descritivo. O universo pesquisado foi o dos atores que compõem o sistema de comunicação científica, principalmente dos RIs das instituições. O método adotado foi o levantamento por meio de questionário, análise de validador RCAAP e levantamento do site dos repositórios institucionais - RIs e portais de periódicos da região. Os dados foram coletados por meio de instrumento de pesquisa com a identificação de categoria ou grupo de atores e, em seguida, submetidos à análise quantitativa e textual. Resultados: Com os resultados da pesquisa, foi possível produzir um diagnóstico atual da situação dos RIs e das Revistas da área de Comunicação e informação da região norte. Conclusões: Foi possível conhecer a realidade de dois dos mais importantes instrumentos para a promoção do acesso aberto: a criação dos RIs e de portais de periódicos eletrônicos na região, que podem ser explicados em função da atuação do Ibict e a iniciativa dos profissionais da informação que criaram a Rede Norte de Repositórios Institucionais como um ambiente voltadas para o acesso aberto e a visibilidade da produção acadêmica das Instituições enquanto um recurso que impulsiona a filosofia do acesso aberto e das redes colaborativas na Região Norte.

Palavras-chave: Comunicação científica. Acesso livre. Repositório Institucional. Periódicos eletrônicos.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/35088

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Porto Junior, Universidade  Federal  do Tocantins

Doutor  em  Comunicação e  Cultura  Contemporâneas  pela  Faculdade  de Comunicação  da Universidade  Federal  da  Bahia  (FACOM-UFBA). Professor na Universidade  Federal  do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT)  e  no  Programa  de  Pós-Graduação  em  Propriedade  Intelectual  e  Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFT).

Edson de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestre  em  Comunicação  e  Sociedade  pela  Universidade  Federal  do  Tocantins  (UFT). Bibliotecário Documentalista da Fundação Universidade Federal do Tocantins e Coordenador do  Sistema  de  Bibliotecas  da  Universidade  Federal  do  Tocantins  (Sisbib/UFT).

Publicado

2020-09-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos