A Escola de Chicago e a dimensão temática da informação

Autores

  • Keitty Rodrigues Vieira
  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eva Cristina Leite da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Karpinski Universidade  Federal  de  Santa Catarina

Resumo

Introdução: O artigo propõe o diálogo entre uma obra específica com a corrente norte-americana proveniente do movimento da Escola de Chicago, que influencia na catalogação de assunto amplamente utilizada e debatida em meio científico até os dias atuais. Entende-se que tal discussão contribui para o avanço teórico da área. Objetivo: Verificar, por meio da produção bibliográfica, como as características teóricas da dimensão temática da informação norte-americana influenciaram ou foram influenciadas pela obra “Catálogo Sistemático: princípios básicos” de Jesse Shera e Margaret Egan da Escola de Chicago. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão, pautado em pesquisa exploratória e descritiva, tendo como fonte as referências bibliográficas que foram analisadas a partir do método histórico. Nesse processo, a fonte é entendida como um produto final que engloba intenções, conflitos e relações de poder, tanto no aspecto da autoridade quanto da sua circulação. Resultados: Descreve o processo de fundamentação teórica no campo do tratamento temático da informação com enfoque na perspectiva norte-americana representada pela obra e autores selecionados. Apresenta a influência do campo “assunto” na catalogação sistemática, mostrando que esta foi a principal proposta da obra analisada. Conclusões: Conclui-se que a preocupação biblioteconômica do acesso à informação com o foco no usuário, paradigma atual na Ciência da Informação, está fortemente relacionada ao movimento da Escola de Chicago.

Palavras-chave: Tratamento temático da informação. Catalogação. Catálogo sistemático.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38817

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keitty Rodrigues Vieira

Doutoranda  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Ciência  da  Informação  da  Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC)

Marisa Bräscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em  Ciência  da  Informação  pela  Universidade  de  Brasília(Unb). Professora  do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Eva Cristina Leite da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora  em  Educação  pela  Universidade  Estadual  de  Campinas  (UNICAMP).  Professora  no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Cezar Karpinski, Universidade  Federal  de  Santa Catarina

Doutor  em  História  pela  Universidade  Federal  de  Santa  Catarina  (UFSC). Professor  do Programa  de  Pós-Graduação  em  Ciência  da  Informação  na  Universidade  Federal  de  Santa Catarina (PGCIN-UFSC).

Publicado

2020-09-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos