Competência em informação de bolsistas de iniciação científica

Autores

  • Andreza Conceição da Silva
  • Maria Giovanna Guedes Farias Universidade Federal do Ceará

Resumo

Apresenta os resultados de estudo que objetivou analisar as competências em informação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia da Universidade Federal do Ceará, a fim de verificar como essas competências influenciam na execução das atividades de pesquisa. A investigação realizada se caracteriza como de cunho exploratório e está pautada nos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa. Um questionário foi utilizado para a coleta de dados, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstraram que os bolsistas Pibic possuem competências em informação para buscar, acessar, avaliar e usar a informação, pois são capazes de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar problemas informacionais e tomar decisões, isso lhes permite desempenhar com eficácia as atividades de pesquisa.

Palavras-chave: Competência em informação. Iniciação científica. Pesquisa Científica.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1531/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Conceição da Silva

Bibliotecária graduada pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Informação em Pauta (IP). Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI). 

Publicado

2020-09-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos