O campo da gestão do conhecimento a partir de Bibliometrias

Autores

  • Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias Centro Universitário Maringá
  • Hilka Pelizza Vier Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A Gestão do Conhecimento é um campo interdisciplinar, em decorrência disso, diversos estudos bibliométricos sobre o campo foram publicados, procurando identificar sua abrangência e contornos. Objetivo: Mapear estudos bibliométricos em Gestão do conhecimento, a fim de compreender as fronteiras do campo de estudo, bem como as interfaces com outras áreas. Metodologia: Qualitativa, constituindo-se em uma análise sistemática de estudos bibliométricos sobre gestão do conhecimento entre os anos de 2008 e 2018. ResultadosOs estudos bibliométricos demonstraram que o campo surgiu por volta dos anos 1970 e se consolidou a partir de algumas obras seminais. Ao longo da década de 1990 diversas áreas contribuíram com a abordagem de temáticas que foram incorporadas aos estudos de GC. A partir dos anos 2000 o número de publicações expandiu consideravelmente, tornando o campo multifacetado e desenvolvendo-se em duas vertentes, uma com publicações científicas em diversos Journals e outra em Conferências. Conclusões: O campo da GC apresenta-se como um campo amplo de estudos, com a contribuição de seguintes áreas: Ciência da Computação, Administração/Gestão/Organizações; Economia; Ciência da Informação/Sistemas de Informação; Comunicação; Ciência da Computação, Inteligência Artificial e Biblioteconomia. Há pouca convergência entre as áreas que contribuem para a construção do campo, tanto em termos de autores, como em publicações.

Palavras-Chave: Gestão do Conhecimento. Bibliometria. Informação. Produção acadêmica

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38678

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Centro Universitário Maringá

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo(USP). Pós Doutoranda Capes no Programa de Pós Graduação em Gestão do Conhecimeno nas Organizações, Centro Universitário Maringá (UniCesumar). 

Hilka Pelizza Vier Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Inovação, Ciência e Tecnologia. Professora do Doutorado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Publicado

2020-09-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos