A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo da TransCelerate

Autores

  • Fabio Corrêa Universidade Federal de São João Del Rei
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade FUMEC
  • Ana Maria Pereira Cardoso Universidade FUMEC

Resumo

Introdução:A Gestão do Conhecimento holística é um ajustamento do gerenciamento do conhecimento ao paradigma holístico que apregoa uma abordagem científica, alternativa e necessária, para o desenvolvimento de modelos de Gestão do Conhecimento. Entretanto, um modelo de gerenciamento do conhecimento, atinente aos preceitos desse paradigma, apresenta-se como uma lacuna científica. Objetivo: Analisar a aderência do modelo de gerenciamento do conhecimento da TransCelerate a Gestão do Conhecimento holística. Metodologia: A Análise de Conteúdo qualitativa é utilizada para examinar o referido modelo e a abordagem quantitativa é empregada para evidenciar o percentil de adesão dessa estrutura a Gestão do Conhecimento holística. Resultados: O modelo da TransCelerate adere-se em 84,6 pontos percentuais às dimensões da Gestão do Conhecimento holística, revelando que um modelo com esta envergadura ainda não foi atingido. Conclusões: Perante ao modelo analisado, infere-se que a lacuna de um modelo holístico permanece. Todavia, esse resultado não é conclusivo, pois apenas um modelo foi analisado. Desse modo, a análise de outros modelos de Gestão do Conhecimento, bem como o desenvolvimento de uma estrutura holística, ambos considerando as dimensões apresentadas nesta pesquisa, são sugestões de pesquisas futuras.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Paradigma holístico. Gestão do conhecimento holística. TransCelerate. Análise de conteúdo.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/35510

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Professor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade FUMEC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ/IBICT). Professora da Universidade FUMEC. 

Ana Maria Pereira Cardoso, Universidade FUMEC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.        

Publicado

2020-09-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos