A Biblioteca Pública Benedito Leite e suas relações com a identidade, sociabilidade e enraizamento da cultura maranhense
Resumo
Reflexão acerca das relações que a Biblioteca Pública com a identidade, sociabilidade e enraizamento da cultura maranhense. Objetiva refletir as relações existentes entre a Biblioteca Pública Benedito Leite com a sociabilidade, identidade e enraizamento da cultura maranhense, na perspectiva de compreender qual o seu/seus local/locais simbólicos no Estado. Trata de um estudo de caráter exploratório, de caráter analítico, que fez uso da pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de fundamentação teórica. Discute os conceitos de identidade, sociabilidade e enraizamento social, a partir de autores como Candau (2018), Abrantes (2011), Carneiro (2008), Weil (2001), Santos (2013). Aborda os conceitos de bibliotecas púbicas com base em IFLA (1994), Bernardino e Suaiden (2011), Almeida Júnior (2015), Ferreira e Oliveira (2017). Descreve a Biblioteca Pública Benedito Leite, com base nos estudos de Braga (2013) e Castro, Silva e Castellanos (2011), evidenciando-a como um dos mais importantes aparelhos culturais do Estado do Maranhão. Relaciona os conceitos de identidade, sociabilidade e enraizamento com a Biblioteca Pública, tendo em vista sua capacidade em manter viva a história e a memória do Estado. Pontua que a Biblioteca Pública materializa as relações sociais estabelecidas em marcos temporais e espaciais específicos, logo reforçadores e mobilizadores do enraizamento dos referenciais identitários do Estado do Maranhão.
Palavras-chave: Bibliotecas Públicas. Biblioteca Pública Benedito Leite. Enraizamento cultural. Espaços de socialização.
Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/35247