Homecoming: a representação da identidade afroamericana através do documentário da Beyoncé

Autores

  • Beatriz Rangel Lustosa Universidade Federal da Bahia
  • Iuri Santana Amadeu Universidade Federal da Bahia
  • Leyde Klebia Rodrigues da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo realiza uma abordagem a partir dodocumentário Homecoming, adquirido e disponibilizado pela empresa americana de distribuição de conteúdo audiovisual, Netflix. O documentário aborda o retorno aos palcos da cantoraBeyoncé, após uma gravidez de risco, no festival de show Coachella Valley Music and Arts Festival. O retorno da cantora é marcado por uma temática estritamente social, ao abordar as tradições das Faculdades e Universidades Historicamente Negras realizando, através desse documentário, um espetáculo de representação e homenagem àessas tradições. O documentário é dividido entre os momentos de preparação do show e o acontecimento da apresentação no evento. Este trabalho pretende realizar umlevantamento dos principais elementos tradicionais dessas universidades presentes no documentário. O principal objetivo é ressaltar a importância da preservação dessas tradições do ponto de vista da identidade negra e da memória da comunidade afro-americana, bem como contextualizar a conjuntura social-histórica em que essas universidades foram construídas.


Palavras-chave: Informação e Memória. Universidades Historicamente Negras. Documentário. Identidade étnica-racial. Beyoncé.


Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/435/397

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Beatriz Rangel Lustosa, Iuri Santana Amadeu, & Leyde Klebia Rodrigues da Silva. (2020). Homecoming: a representação da identidade afroamericana através do documentário da Beyoncé. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/55414

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos