O ensino da gestão de documentos nos cursos de Arquivologia do Brasil

Autores

  • Eliane Silveira Gonçalves Universidade Federal do Amazonas
  • Kethlen Anne Araújo Perdigão Fundação de Ampara á Pesquisa do Amazonas - FAPEAM

Resumo

O presente estudo foca em compreender como ocorre o ensino da Gestão de Documentos, suas teorias e práticas nos cursos universitários de Arquivologia no Brasil, obtendo como objetivo principal a realização do mapeamento do ensino. Se utiliza como objeto de pesquisa os documentos referentes aos Planos de Ensino e Projetos Políticos Pedagógicos atuais dos cursos, visto que o PPP dispõe de informações sobre a universidade, caracterizando o universo em que o objeto principal está inserido, e também dispõe de um perfil geral da disciplina, e o Plano de Ensino, que dispõe de informações mais concisas, refletindo o que é ensinado em sala de aula, o que pode ser facilmente percebido através das ementas das disciplinas, os objetivos da disciplina e as bibliografias indicadas pelos professores. As informações coletadas foram organizadas em duas etapas, a primeira que recolheu informações dos cursos e informações gerais das disciplinas (Ano de criação; Data do plano pedagógico atual; Disciplinas por curso; Carga horária; Ementa; Objetivos; Conteúdo; Metodologia; Avaliação), a segunda reuniu informações inerentes as bibliografias básicas e complementares (Autor; Título; Ano). Para a metodologia, foi utilizado diversos métodos para melhor caracterizar o objeto estudado. A pesquisa documental foi utilizada a fim de compreender o objeto da pesquisa. Segundo a natureza dos dados, a pesquisa se consiste como uma abordagem quantitativa, tendo a abordagem qualitativa em segundo plano, pois desta forma permite fazer uma reflexão mais completa sobre os objetos, e ainda se vale da Análise de Conteúdo de Bardin (1997) a fim de permitir a atribuição de significados aos dados coletados. Do universo total de 534 disciplinas dos cursos de Arquivologia no Brasil, foi analisado que existem 50 disciplinas que abordam o tema/assunto de Gestão de Documentos. A partir da metodologia adotada foi possível perceber, através dos resultados finais que as bibliografias utilizadas pelas disciplinas estão em crescente renovação, e alguns autores se fazem reincidentes nas bibliografias básicas e complementares, dado que apresenta a inserção de autores renomados na área como alguma das bibliografias mais utilizadas pelas disciplinas. Portanto, com o resultado da pesquisa podemos inferir que a Gestão de Documentos é de fato inserida nos cursos de Arquivologia.

Palavras chave: Gestão de documentos. Curso universitário. Plano de ensino. Plano Político Pedagógico.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v7_n2/racin_v7_n2_artigo02.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Silveira Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2008), especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (2012). Profissionalmente com experiência na área de Gestão em Arquivos com ênfase em arquivos jurídicos. No campo acadêmico experiência com temas como Arquivologia, Ciência da Informação, Tecnologia de Informação, Políticas Públicas de Informação, Formação Profissional. Atualmente é professora auxiliar da Universidade Federal do Amazonas.

Kethlen Anne Araújo Perdigão, Fundação de Ampara á Pesquisa do Amazonas - FAPEAM

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo atualmente vínculo institucional com a Fundação de Ampara á Pesquisa do Amazonas - FAPEAM com cargo de bolsista, tendo experiências profissionais anteriores nos arquivos do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM); Secretaria de Cultura (SEC) e Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM). Aspirante a pesquisadora nas áreas de atuação: Políticas Públicas; Gestão de Documentos; Classificação; Identificação Arquivística; Acesso Aberto.

Publicado

2020-12-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos