Mecanismos para o compartilhamento de conhecimento científico com a sociedade

Autores

  • Rayse Kiane de Souza Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Márcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir o papel das instituições de pesquisa e as tecnologias para o compartilhamento de conhecimento científico de instituições de pesquisa, universidades e grupos de pesquisa, com a sociedade. Assim, esta pesquisa pode ser classificada como exploratória bibliográfica e também documental. O estudo demonstra importância dos grupos de pesquisa e das universidades se colocaram como disseminadores do conhecimento, ressaltando os seus papeis de desenvolvedores e decodificadores do saber. Desta forma, atecnologia possui capacidades para mudara forma como asinstituiçõescriam, organizam e divulgam seus conhecimentos. Para isto,o estudo identifica16 métodos ou técnicas de gestão do conhecimentobaseados em tecnologias da informação e comunicação, e mais de 40 ferramentas que podem cumprir e auxiliar o proposto por estesmétodos. Sendo suas principais características a capacidade de interatividade e integração de diferentes públicos, recuperação de conhecimento e capacidade de dar visibilidade às instituições.

 

Palavras-chave: Compartilhamento de conhecimento. Conhecimento científico. Tecnologias da informação e comunicação. Instituições de pesquisa.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46428/30064

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayse Kiane de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos