Práticas bibliotecárias na editoração de periódicos científicos eletrônicos: uma pesquisa ação-participante no periódico Pró-Discente

Autores

Resumo

A temática deste estudo diz respeito à participação do bibliotecário na editoração de periódicos científicos eletrônicos. Fundamenta-se no discurso de que esse profissional possui conhecimentos e habilidades que permitem a atuação dele em segmentos de mercado dos mais variados, embora, na realidade brasileira, a atuação bibliotecária ainda se limite a bibliotecas e centros de documentação. Objetiva demonstrar as contribuições do bibliotecário na editoração de periódicos científicos eletrônicos, no intuito de despertar ações empreendedoras. Além disso, apresenta a estrutura, composição e fluxo editorial de um periódico científico eletrônico do campo da Educação e relata as práticas bibliotecárias realizadas por um bibliotecário junto à equipe editorial desse periódico. Portanto, o estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório e adota como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica, documental e ação-participante, com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que, a partir da inserção do bibliotecário na equipe editorial, as atividades desenvolvidas permitiram a ampliação do fluxo editorial, em que são realizadas atividades de revisões textuais, normalização e diagramação, viabilizando, portanto, melhorias na apresentação e uso dos trabalhos publicados, atuando o profissional de forma técnica, dialógica e pedagógica. Sugerem-se novos estudos sobre o tema, no intuito de identificar, fortalecer e/ou disseminar as ações participativas do bibliotecário no processo de editoração de periódicos eletrônicos.

 

Palavras-chave: Editoração eletrônica. Fluxo editorial. Periódico científico. Práticas bibliotecárias. Normalização bibliográfica. Diagramação de periódicos.

 

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22915

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos