Práticas bibliotecárias na editoração de periódicos científicos eletrônicos: uma pesquisa ação-participante no periódico Pró-Discente
Resumo
A temática deste estudo diz respeito à participação do bibliotecário na editoração de periódicos científicos eletrônicos. Fundamenta-se no discurso de que esse profissional possui conhecimentos e habilidades que permitem a atuação dele em segmentos de mercado dos mais variados, embora, na realidade brasileira, a atuação bibliotecária ainda se limite a bibliotecas e centros de documentação. Objetiva demonstrar as contribuições do bibliotecário na editoração de periódicos científicos eletrônicos, no intuito de despertar ações empreendedoras. Além disso, apresenta a estrutura, composição e fluxo editorial de um periódico científico eletrônico do campo da Educação e relata as práticas bibliotecárias realizadas por um bibliotecário junto à equipe editorial desse periódico. Portanto, o estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório e adota como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica, documental e ação-participante, com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que, a partir da inserção do bibliotecário na equipe editorial, as atividades desenvolvidas permitiram a ampliação do fluxo editorial, em que são realizadas atividades de revisões textuais, normalização e diagramação, viabilizando, portanto, melhorias na apresentação e uso dos trabalhos publicados, atuando o profissional de forma técnica, dialógica e pedagógica. Sugerem-se novos estudos sobre o tema, no intuito de identificar, fortalecer e/ou disseminar as ações participativas do bibliotecário no processo de editoração de periódicos eletrônicos.
Palavras-chave: Editoração eletrônica. Fluxo editorial. Periódico científico. Práticas bibliotecárias. Normalização bibliográfica. Diagramação de periódicos.
Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22915