Gestão do conhecimento, tecnologia da informação e pequenas e médias empresas de serviços: um estudo de casos múltiplos na Região Metropolitana do Recife

Autores

  • André Felipe de Albuquerque Fell Universidade Federal de Pernambuco
  • Jairo Simião Dornelas Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Pode-se afirmar que a gestão do recurso intangível demanda uma nova compreensão e esforço para relacionar os fatores organizacionais como estrutura, estratégia, processo, pessoas e tecnologia. Tal fato deveria ser considerado pelas pequenas e médias empresas (PMEs). A presente pesquisa tem como objetivo verificar quais são os fatores organizacionais obstativos ao uso da TI para a gestão do conhecimento em PMEs de serviços da Região Metropolitana do Recife. Para tal, optou-se pela abordagem de pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por cinco extensas entrevistas semi-estruturadas e analisados de modo interpretativo pela técnica de análise de conteúdo. Constatou-se na realidade vivenciada pelas PMEs que a gestão do conhecimento ainda é futuro, é meta que talvez venha a ser atingida mediante melhor entendimento e concepção da prática de gestão da informação e o uso da tecnologia da informação ainda é essencialmente operativo e com fins de organizar, sistematizar e eficientizar as atividades cotidianas estando mui longe da gestão do conhecimento.

 

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Tecnologia da informação.  Pequenas e médias empresas de serviços. Região Metropolitana do Recife.

 

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3781

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe de Albuquerque Fell, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Jairo Simião Dornelas, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos