O documento arquivístico digital no processo de tomada de decisão administrativa: uma breve reflexão

Autores

  • Henrique Machado dos Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Gabriela Luisa Krawszuk Sociedade Educacional Três de Maio

Resumo

Os desenfreados avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação promoveram transformações no mundo do trabalho e da pesquisa. Logo, o advento da informação digital facilitou a criação, o uso e a disseminação de conhecimentos, impactando áreas como Administração e Arquivologia. No entanto, parte da informação digital não recebe o tratamento adequado, e assim, surgem lacunas nos arquivos e incertezas nas organizações. Desta forma, tem-se por objetivo realizar uma reflexão sobre as contribuições da gestão da informação para o processo de tomada de decisão administrativa. Com isto, estima-se apontar convergências entre às práticas de gestão da informação administrativa e a gestão de documentos arquivísticos, com ênfase na interoperabilidade de seus sistemas informatizados.

 

Palavras-chave: Administração. Arquivologia. Autenticidade. Confiabilidade. Gestão da informação.

 

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8659

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Arquivista da Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do grupo de pesquisa CNPq UFF Ged/A –Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa.

Gabriela Luisa Krawszuk, Sociedade Educacional Três de Maio

Acadêmica do oitavo semestre do curso de Administração Bacharelado pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Trabalha como auxiliar de vendas na empresa Lojas Hoje em Três de Maio.

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos