Fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Flávia Helena Barioni Zancheta Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
  • Ieda Pelagio Martins Damian Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

Resumo

A gestão do conhecimento tem conquistado um espaço maior nas organizações e no meio acadêmico. Organizações que se dedicaram a implantá-la têm alcançado resultados excelentes em alguns casos, porém insucessos em outros. Para que mais casos de sucesso possam ser alcançados, identificar os fatores críticos de sucesso para a gestão do conhecimento é de extrema importância. Dessa forma, o presente estudo tem como proposito identificar os principais fatores críticos de sucesso da gestão do conhecimento. Para tanto, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico de modo que, ao final, foi possível identificar uma diversidade de fatores e então construir um quadro com os cinco fatores críticos de sucesso de maior importância na implantação de estratégias de gestão do conhecimento, suas principais características e os autores que os citam, e, a partir deste quadro, tecer comentários e considerações que possam contribuir para o aprofundamento do tema junto à Ciência da Informação.

 

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Fatores críticos de sucesso. Contexto organizacional.

 

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8675

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Helena Barioni Zancheta, Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

Graduanda do ultimo ano do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Concluiu projeto de pesquisa (2018) intitulado "Fatores Criticos de Sucesso da Gestão do Conhecimento no Contexto Organizacional" oferecido pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB). Possui projeto de Cultura e Extenção em andamento (2018-2019) intitulado "Gestão do Conhecimento em uma Incubadora de Empresas de Base Tecnologica" oferecido pelo Programa Unificado de Bolsas . 

Ieda Pelagio Martins Damian, Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico.

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos