Grupos de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG: uma análise bibliométrica entre os anos 2000-2016

Autores

  • Leandro Castella Cesar Universidade Cândido Mendes

Resumo

Os grupos de pesquisa vêm ganhando cada vez mais importância no processo de geração, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, fornecendo suporte intelectual e estrutural que possibilitam a qualificação das pesquisas e potencializam a geração de novos conhecimentos. Este estudo pretende apresentar as características dos grupos de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq - DGP/CNPq. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental, descritiva e exploratória, com abordagem bibliométrica. Os dados foram coletados na base de dados do DGP/CNPq com base nos dados dos censos de 2000 - 2016. Os resultados indicam que a UFMG é a sétima instituição brasileira com o maior número de grupos de pesquisa cadastrados no DGP (705 em 2016), que cerca de 50% dos desses grupos estão concentrados nas áreas de Ciências Humanas, da Saúde e Sociais Aplicadas, cerca de 64% desenvolvem entre uma e quatro linhas de pesquisa, 97% dos participantes são estudantes (53%) ou pesquisadores (44%), a maioria dos estudantes (38%) é graduando e dos pesquisadores (82%) é doutor e que as mulheres são a grande maioria entre os estudantes e técnicos, estão empatadas com os homens entre os pesquisadores e aparecem em menor número apenas quanto aos colaboradores estrangeiros.

 

Palavras-chave: Grupos de Pesquisa. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Biblioteconomia. Bibliometria. Diretório de Grupos de Pesquisa - CNPq.

 

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8685

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Castella Cesar, Universidade Cândido Mendes

Graduado em Direito pela Universidade FUMEC (2008). Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade Damásio (2010). Especialista em Ciência da Informação: Biblioteconomia pela Universidade Cândido Mendes (2018). Atua como Técnico na Diretoria de Produção Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. Tem experiência nas áreas da Informação, Administrativa e Jurídica. Interesses de pesquisa: Produção Científica; Comunicação e Divulgação Científica; Periódicos Científicos.

 

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos