Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia

Autores

  • Bruna Lessa Instituto de Ciência da Informação/Universidade Federal da Bahia

Resumo

Considerando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar.

 

Palavras-chave: Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação.

 

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lessa, Instituto de Ciência da Informação/Universidade Federal da Bahia

Professora Assistente B na Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciência da Informação/Universidade Federal da Bahia. Departamento de Documentação e Informação –ICI/UFBA.

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos