Bibliotecas digitais e e-books: um breve panorama mundial sobre os acervos gratuitos

Autores

  • Juliani Menezes dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Backes Universidade La Salle - Canoas

Resumo

Esse artigo apresenta a investigação sobre o panorama mundial das bibliotecas digitais, através do levantamento de notícias e pesquisas relacionadas à existência de e-books e de bibliotecas digitais em diversos países e em todos os continentes. Essa investigação ocorreu considerando a seguinte questão: Como as bibliotecas digitais são constituídas no contexto altamente tecnologizado? Para tanto, realizamos o levantamento em diferentes plataformas por meio de palavras-chave. Os projetos de bibliotecas digitais apresentados contemplam diversos materiais em formato digital, além dos livros digitais. A inserção de livros digitais, em larga ou baixa escala, está ocorrendo em diversos países do mundo. Apresenta as bibliotecas digitais disponíveis gratuitamente pelo mundo como recursos a serem utilizados pelos bibliotecários fornecendo assim alternativas a leitura digital pelos usuários.

 

Palavras-chave: Biblioteca Digital. Livro Digital. Tecnologia.

 

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8649

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliani Menezes dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária na Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Especialista em Docência no Ensino Superior – Uniasselvi (2014) Mestre em Educação - UNILASALLE (2017), Doutoranda em Educação - Universidade La Salle (2018).

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade La Salle - Canoas - Doutora em Educação.

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos