Representação da Ciência da Informação nos animes: sua aplicação, necessidade e importância
Resumo
O artigo constitui-se numa investigação explicativa e descritiva, tendo como objetivo explicitar como a Ciência da Informação é representada nos animes e a problematização da sua aplicação, necessidade e importância dada nesses universos de fantasia e na narrativa das histórias ou personagens. Quanto a metodologia, a referente pesquisa é uma investigação explicativa e descritiva, e quanto aos meios utilizados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A seleção dos animes para amostragem foi realizada com o auxílio de alguns fãs desse tipo de entretenimento. Na seleção da amostragem foram assistidos mais de 230 episódios de diversos animes, totalizando cerca de 90 dias. Foi utilizada a caracterização da Ciência da Informação e as suas aplicações feitas por Borko e Sara cevic, entretanto, foram descartadas aparições simples de bibliotecários, uma vez que o foco do artigo é a presença da Ciência da Informação e não apenas de um personagem bibliotecário. Dessa maneira, onze animes foram pré-selecionados, e como resultado cinco desses foram escolhidos: Library War, No Game, No Life!, Log Horizon, Read Yor Die.The TV e Tatakau Shisho: The Book of Bantorra . Conclui-se que foi possível identificar a presença da Ciência da Informação em diferentes contextos e ambientes ficcionais dos animes. Palavras-chave: Animes. Ciência da Informação. Representatividade. Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/394/427Downloads
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Publicado
2020-12-28
Como Citar
Messias Soares Germano Júnio, M., & Ricardo da Silva Neto, J. . (2020). Representação da Ciência da Informação nos animes: sua aplicação, necessidade e importância. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 15(4). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/56821
Edição
Seção
Resumos de artigos científicos