A informação no ambiente prisional: modelo de comportamento em informação de sujeitos encarcerados

Autores

  • Ana Karisse Valença Silva Azevedo Universidade Federal de Alagoas
  • Marcos Aurélio Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Edivanio Duarte de Souza Universidade Federal de Alagoas

Resumo

A informação é elemento fundamental em diferentes processos de inclusão social. Para tanto, devem-se considerar as particularidades dos contextos de uso. Nesse sentido , este artigo visa discutir elementos que condicionam as necessidades e o comportamento em informação de sujeitos em cumprimentode pena, em regime fechado. E, a partir disso, propor um modelo teórico que auxilie a compreensão e a implantação da remição de pena pela leitura, em diferentes sistemas prisionais. Considera que a comunidade carcerária é múltipla e a precariedade de recursos que permeiam este ambiente dificulta a implantação de projetos dessa natureza. O modelo possibilita a identificação de elementos a serem considerados nos estudos, no acompanhamento e na avaliação de comportamentos em informação de sujeitos encarcerados.   Palavras-chave: Comportamento em informação. Comunidade carcerária. Necessidade em informação.     Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/451/428

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karisse Valença Silva Azevedo, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas.

Marcos Aurélio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas.

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado na Universi dade Federal de Alagoas.

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos