Onde está a estratégia digital das bibliotecas? : marketing em mídias sociais na Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Valmira Perucchi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Jobson Louis Santos de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Flávia Sena da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Visa compreender a estratégia digital nas mídias sociais, no contexto do marketing e como esses canais vêm sendo utilizados pelas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem como objetivo geral pesquisar onde está a estratégia digital das bibliotecas por meio do marketing em mídias sociais e como objetivo específico discutir a importância da criação de indicadores qualitativos como estratégia para posicionamento das bibliotecas em mídias sociais, fazendo uma proposta para sua atuação nesse meio. Este trabalho possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório, sendo empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as mídias sociais utilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPB conhecido como SISTEMOTECA que é composto por 22 bibliotecas.Foi elaborado a descrição dos indicadores qualitativos propostos tendo por base as quatro fases sugeridas por Strutzel (2015) para um modelo de presença digital, e com base também nos indicadores elaborados por Gi roto e Formentini (2018), volta dos para websites de arquivos e bibliotecas públicas estaduais, a saber: atração de usuários, interação, conteúdo, promoção, personalização e relacionamento.   Palavras-chave: Marketing em mídias sociais. Bibliotecas universitárias. Indicadores qualitativos.   Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/464/429

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmira Perucchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Jobson Louis Santos de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Flávia Sena da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos