As consultas ao Portal de Periódicos CAPES pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG: uma análise sobre os seus usos (2013 –2017)

Autores

  • Alex Serrano de Almeida Universidade Federal do Rio Grande
  • Angélica Conceição Dias Miranda

Resumo

O processo de aferição dos usos do Portal de Periódicos CAPES pode auxiliar na construção de políticas educacionais em instituições de ensino superior, por isso imputa-se apreciar as contextualizações científicas e acadêmicas em prol de uma utilização otimizada voltada ao acréscimo da educação científica, especialmente no que diz respeito às Pós-Graduações. O presente estudo tem como objetivo identificar o número de acessos da comunidade científica da Universidade Federal do Rio Grande –FURG ao Portal de periódicos CAPES no período compreendido entre 2013 até 2017. Além disso, verificar a representatividade dos acessos pela comunidade acadêmica da FURG diante do contexto estadual e, por fimrelacionar o número de acessos aos conceitos atribuídos pelo MEC aos programas de Pós-Graduação da FURG. Este estudo caracteriza-se por ter uma abordagem quantitativa e de natureza descritiva, sendo utilizado o GeoCapes como fonte de informaçãopara obtenção dos dados.Como resultados identificou-seo somatório de 2.032,492 milhões de acessos no período analisado,sendo representativo em 2% no que refere aos acessos de instituições do Rio Grande do Sul. Considera-se que o incentivo por meio de programas de capacitações/orientações sobre a utilização dos recursos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES são de fundamental importância para diversos aspectos, por exemplo,o crescimento nos acessos ao portal, auxiliar na concepção de pesquisas fidedignas cientificamente e, também correlacionar com o fortalecimento de subsídios que fomentem as competências e habilidades dos acadêmicos no que diz respeito a pesquisa científica.

 

Palavras-chave: Portal de Periódicos CAPES. Comunicação científica. Ensino superior.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/46741/30160

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Serrano de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Biblioteconomia.

Mestrando no PPG em História - Universidade Federal do Rio Grande.

Angélica Conceição Dias Miranda

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Professora PPG em Administração e no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos