Os alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do município de Porto Alegre e sua experiência de leitura literária

Autores

  • Júlia Oldra Medeiros
  • Magali Lippert da S. Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Porto Alegre)

Resumo

O artigo aqui apresentado é decorrente do mapeamento da produção literária sul-rio-grandense que identificou todos os escritores que publicaram obras literárias no Rio Grande do Sul entre os anos de 1976-2016. A partir dos dados que indicaram um total de 938 escritores mapeados decidiu-se aplicar um questionário sobre leitura literária a alunos de primeiro semestre de cursos pós-médios em Biblioteconomia (um curso técnico e um bacharelado),o objetivo era verificar se os ingressantes nos cursos de Biblioteconomia tinham o hábito de leitura literária e se conheciam os escritores de seu tempo e do estado onde residem. O motivo que nos levou a coleta de dados foi o reconhecimento da importância de que os profissionais da área biblioteconômica conheçam escritores em atividade e que possam, por exemplo, participar de feiras de livros, saraus, debates literários etc.Os resultados demonstraram que de um total de 27 entrevistados a maioria dos respondentes se identifica como leitor(63%), entretanto muitos não se consideramleitores literários(37%). Quanto àleitura de autores sul-rio-grandenses contemporâneos apenas 14,8% dos entrevistados respondeu que lê ou leu algo. Há forte indicação nas respostas que as leituras feitas pela maioria que se considera leitor são de bestsellers internacionais, demonstrando que a maioria ainda faz leituras juvenis e/ou com baixos níveis de complexidade, o que é aceitável considerando que se trata de alunos ingressantes em cursos pós-médios. De qualquer forma, cientes da necessidade de intelectualização desses alunos e futuros profissionais,pretendemos,atentos a indissociabilidade do saber produzido nas universidades e institutos propor um curso de extensão de leitura literária para alunos de Biblioteconomia.

 

Palavras-chave: Leitura literária. Estudantes de Biblioteconomia. Literatura Contemporânea Sul-rio-grandense. Hábitos de leitura.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/46452/30191

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Oldra Medeiros

Graduanda em Biblioteconomia.

Magali Lippert da S. Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Porto Alegre)

Doutora em Letras/Estudos Literários e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Porto Alegre).

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos