Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (rdc-arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

Autores

  • Tânia Barbosa Salles Gava Universidade Federal do Espírito Santo
  • Daniel Flores Universidade Federal Fluminense

Resumo

Introdução: Em um ambiente digital houve a necessidade de se repensar a garantia da cadeia de custódia ininterrupta, e como mantê-lo como um lugar de gestão arquivística, preservação permanente, custódia confiável, e como um arquivo permanente digital, motivado pela Lei 8159/91, que coloca como dever público a gestão dos documentos de arquivo, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Objetivo: Apresentar os Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq) como uma alternativa para a preservação digital em um ambiente de gestão arquivística, a fim de manter os documentos arquivísticos digitais autênticos e acessíveis a longo prazo. Metodologia: Pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo como principais fontes documentais e bibliográficas o material resultante das fases do Projeto InterPARES, as normativas do Conselho Nacional de Arquivos e artigos científicos de pesquisadores nacionais e internacionais. Resultados: Apresentação e Discussão dos principais conceitos relacionados aos Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis tais como repositórios digitais, repositórios arquivísticos digitais, repositórios digitais confiáveis, cadeia de custódia digital arquivística e cadeia de preservação. Conclusões: É necessário olhar para o RDC-Arq, ou seja, para o Arquivo Permanente digital, como o lugar necessário e obrigatório perante a Lei 8159/91 para os documentos históricos/permanentes, e o lugar onde são implementados os referenciais consolidados e atuais de uma Preservação Digital Sistêmica.

 

Palavras-chave: Arquivologia. Repositórios Arquivísticos Digitais. Preservação Digital.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38411/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Barbosa Salles Gava, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Engenharia Elétrica - Automação, na área de Inteligência Artificial Aplicada pelo PPGEE da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI-UFF).

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos