Virtualização da memória na ciência da informação brasileira

Autores

  • Luciana Milani Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Introdução: originado de reflexões acerca da utilização de termos e conceitos distintos atribuídos à memória em ambientes virtuais e digitais, observa que a memória vem sendo reconfigurada por novas práticas socioculturais que a sociedade desenvolve em seus processos comunicativos, em um fluxo informacional incessante que desterritorializa e ressignifica a memória. Objetivo: compreender como é estudada a virtualização da memória na Ciência da Informação brasileira. Metodologia: estudo qualitativo e bibliográfico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Identifica e mapeia os autores e os termos, expressões e definições utilizados por eles ao se referirem à memória em ambientes virtuais e digitais. Analisa a relação entre os termos e os conceitos, de modo a evidenciar como os autores se apropriam desses conceitos. Resultados: dentre os termos, destacam-se memória digital, patrimônio digital e memória virtual. Conclusões: mesmo apresentando incongruências conceituais, as discussões pairam em torno dos desafios de se preservar as memórias digitais e virtuais.

 

Palavras-chave: Ciência da Informação. Virtualização da Memória. Memória Digital. Memória Virtual. Patrimônio Digital.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38366/pdf_1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Milani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciência da Informação (PPGCIN/FABICO/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS).

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia (USP) e pós-doutor em Memória Social (UNIRIO). Professor titular da FABICO/UFRGS e dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), Ciência da Informação (PPGCIN) e Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA).

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos