Informacionista de pesquisa: oportunidades para bibliotecários na era do big data

Autores

  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jorge Calmon de Almeida Biolchini Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Resumo

Introdução: apresenta oportunidades de atuação do bibliotecário de ciências da saúde como informacionista de pesquisa, em resposta às novas exigências de divulgação de dados de pesquisa requeridas por agências de fomento e editoras científicas. Objetivo: como objetivo principal está o debate de como este profissional pode contribuir com o desenvolvimento de estratégias para busca e divulgação de dados na área de Ciências da Saúde no contexto brasileiro. Metodologia: utiliza uma quasi-systematic review como método de pesquisa para apresentar um panorama histórico da ocupação, examinar o perfil profissional em termos de competências e habilidades necessárias a atuação no mundo do trabalho e ilustra algumas
experiências profissionais documentadas na literatura internacional que sugerem uma trilha de boas práticas que podem ser aplicadas ao contexto nacional. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa para análise dos dados e demonstração dos resultados. Resultados: evidencia que estes profissionais atuam como mediadores entre equipes clínicas e a informação especializada e atualizada. Além disso, operam em todas as etapas do processo de pesquisa, provendo orientações sobre formatos, fontes de publicação, disposições relacionadas ao direito de autor e assessoram todo o processo editorial. Entretanto, sua principal missão está relacionada a melhoraria da gestão de dados de pesquisa. Conclusão: conclui-se que a atuação do informacionista de pesquisa permite que o bibliotecário seja reconhecido como coprodutor de conhecimento em saúde e que efetivamente cumpra papéis mais ativos no desenvolvimento científico.

 

Palavras-chave: Bibliotecário. Informacionista de pesquisa. Informacionista. Gestão de Dados. Profissional da informação.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38112/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-UFRJ) em convênio com o nstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Jorge Calmon de Almeida Biolchini, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT - do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC.

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos