Competência em informação e necessidade de pertencimento dos pais de surdos

Autores

  • Ana Paula Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Introdução: Esta pesquisa aborda a contribuição da competência em informação para a necessidade de pertencimento dos pais de surdos. A necessidade de pertencimento envolve o sentimento de integração, conexão e aceitação do indivíduo pelo grupo. No caso da surdez, este vínculo se estabelece na relação entre os pais e a comunidade surda ou com outros pais, seja na igreja, na escola, na associação de pais, em eventos ou encontros para surdos. Destaca que a necessidade de pertencimento pode aproximar e instigar os pais a buscar, usar e compartilhar informação entre si, de modo que fortaleçam essas relações e desenvolvam as habilidades para competência em informação. Objetivo: Analisar a competência em informação dos pais de surdos e sua contribuição para a necessidade de pertencimento. Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez da região norte do Paraná. A população alvo foi composta por 34 pais de surdos, cujos filhos estudam nestas instituições e os dados foram coletados por meio de um questionário. Resultados: Dentre os resultados, identificou-se que a maioria dos pais se sente pertencido à comunidade surda, e este sentimento tende a favorecer o vínculo, o compartilhamento da informação e a participação na vida dos filhos surdos. Conclusões: Conclui-se que a necessidade de pertencimento dos pais de surdos contribui para a competência em informação ao ampliar habilidades e os laços afetivos.


Palavras-chave: Competência em informação. Necessidade de Pertencimento. Surdez.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39896/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI-UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UEL).

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos