Desafios para as pessoas com deficiência visual no acesso à informação digital

Autores

  • Karolina Vieira da Silva Bastos Universidade de Brasília
  • Ivette Kafure Muñoz Universidade de Brasília
  • Patrícia Neves Raposo Universidade de Brasília

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta um estudo sobre a interação entre a pessoa com deficiência visual e a informação no ambiente digital. Objetivo: Identificar os desafios de acesso à informação enfrentados pelas pessoas com deficiência visual na interação com os ambientes informacionais digitais. Metodologia: Estudo de natureza descritiva, utiliza como abordagem metodológica o método misto – qualitativo e quantitativo –, método de pesquisa levantamento para obter características do grupo estudado, com técnica de entrevista semiestruturada. A amostra da pesquisa é composta por 52 pessoas com deficiência visual, constituindo-se de alunos e funcionários do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais e usuários e funcionários da Biblioteca Braille Dorina Nowill. Resultados: Os resultados da pesquisa mostram que a inserção dos recursos digitais na vida da pessoa com deficiência visual possibilita ter acesso a mais informações, de maneira rápida e atualizada, com independência e autonomia. Todavia, dificuldades de acesso também são identificadas: dificuldades de acessibilidade nas páginas web, incompatibilidade entre softwares, desconhecimento e inexperiência dos usuários no uso dos recursos digitais e da Internet; e necessidade de conscientizar e encorajar os desenvolvedores a considerarem os usuários com deficiência ao implementar recursos de acessibilidade. Conclusões: Constata-se a importância do acesso à informação digital na vida da pessoa com deficiência visual, entretanto devido às supracitadas barreiras de acesso ainda impostas, demonstra-se a importância de se conhecer as suas especificidades e demandas antes de lhes oferecer tecnologias e serviços para que a informação no ambiente digital se torne cada vez mais acessível e inclusiva.


Palavras-chave: Acessibilidade digital. Deficiência visual. Estudo de usuários. Tecnologia.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38826/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karolina Vieira da Silva Bastos, Universidade de Brasília

Mestre em Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB).

Ivette Kafure Muñoz, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília (FCI-UnB).

Patrícia Neves Raposo, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de Educação Inclusiva na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos