Serviços inovadores em biblioteca universitária

Autores

  • Tatiana Rossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Clara Cândido Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Verónica Pazmino Universidade Federal de Santa Catarina
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Introdução: As bibliotecas universitárias prestam serviços de informação que necessitam estarem adequados as necessidades do corpo docente, discente e administrativo. Para isso continuamente os serviços sofrem remodelações. Verificar o que está sendo publicado sobre serviços inovadores e tendências ou o que tem sido ofertado em outras bibliotecas é uma vertente a ser seguida. Objetivo: Identificar os serviços inovadores que estão sendo publicados e prestados nas bibliotecas universitárias brasileiras. Metodologia: Foi empregada a pesquisa bibliográfica nas bases nacionais BRAPCI e SciELO e a pesquisa documental nos sites das bibliotecas das dez melhores universidades brasileiras e dez mais inovadoras. Resultados: Observou-se que a maior parte dos estudos na área de Ciência da Informação recuperados não aborda puramente a inovação e que poucos serviços podem ser apontados como inovadores nas bibliotecas brasileiras pesquisadas. Conclusões: Verificou-se que as bibliotecas universitárias estão promovendo inovação em seus serviços informacionais sendo que isso é possível por meio de parcerias, novas ideias, treinamento e colaboração da equipe, desenvolvimento e/ou aquisição de ferramentas e equipamentos.


Palavras-chave: Serviços de informação. Serviços de biblioteca. Inovação de serviços. Bibliotecas universitárias.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38480/pdf_1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCin-UFSC). Bibliotecária na Biblioteca na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) - Portugal. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da  Universidade Federal de Santa Catarina (PGCinUFSC).

Ana Verónica Pazmino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora do Curso de Design, Departamento de Expressão Gráfica (EGR) da UFSC.

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Departamento em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos