Bibliotecas universitárias: o papel de um campus acessível na inclusão de usuários com necessidades especiais

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Diniz Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Margarida Almeida Universidade de Aveiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que procura diagnosticar práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. A pesquisa visa elucidar aspectos relativos ao papel de um campus acessível na inclusão de usuários com necessidades especiais. Os resultados foram coletados por meio de um questionário online aplicado a oitenta e sete diretores de bibliotecas (cinquenta e quatro brasileiros e trinta e três portugueses). Foram coletadas cinquenta respostas válidas (vinte e oito brasileiras e vinte e duas portuguesas). Os resultados permitiram identificar problemas de acessibilidade, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao campus e à falta de equipes de bibliotecários com habilidades específicas para auxiliar esses usuários. Concluímos que muitas dessas bibliotecas estão integradas em campi sem infra-estrutura acessível e, portanto, que não são capazes de promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Os respondentes afirmam que estão conscientes de suas limitações e fraquezas quando enfrentam esse desafio. Por isso, mostram abertura para mudar suas práticas e atitudes em relação a um novo cenário futuro no qual eles possam construir soluções para se melhorar a acessibilidade e a inclusão nessas bibliotecas.

 

Palavras-chave: Acessibilidade. Tecnologias de Assistência. Biblioteca Inclusiva. Necessidades especiais. Biblioteca Universitária.

 

Link: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v31/0103-3786-tinf-31-e180029.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina dos Santos Diniz, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Biblioteconomia.

Ana Margarida Almeida, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Comunicação, Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro,
Portugal.

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos