Tempo alocado, importância das atividades e perfil da equipe em bibliotecas universitárias na perspectiva dos processos de negócio

Autores

  • Viviane Carrion Castanho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Schwengber ten Caten Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar, na perspectiva da tipologia dos processos de negócio, o tempo alocado pelas bibliotecas universitárias nas suas diferentes atividades, além da importância atribuída por seus gestores às atividades executadas e também o perfil de quem as executa. A biblioteca universitária tem importante papel no provimento das necessidades informacionais do ensino e da pesquisa, por meio de suas funções de formação e desenvolvimento de coleções, do controle do acervo e da prestação de serviços de informação e de gestão. A gestão por processos colabora para que se chegue nos objetivos estratégicos da organização. É considerada um sistema de atividades integradas em processos de negócios, que pode ser uma excelente ferramenta de avaliação e implementação de melhorias na biblioteca universitária. Para cumprirem seu papel, as bibliotecas de instituições federais de ensino superior brasileiras contam com equipes cujo perfil é de bibliotecários e não bibliotecários. A pesquisa é bibliográfica, descritiva e qualitativa. A amostra é constituída por quatorze bibliotecas de uma instituição federal de ensino superior. As atividades inerentes às bibliotecas foram estruturadas em processos e subprocessos. Foi determinado o percentual de tempo neles despendido, a sua importância e o perfil dos agentes executores envolvidos. Como resultado, os dados de tempo, de importância e de perfil foram vinculados aos processos e subprocessos, para que se investigasse sua associação.

 

Palavras-chave: Auxiliares de bibliotecas. Bibliotecários. Bibliotecas universitárias. Fluxo de trabalho. Gestão de bibliotecas. Serviços de bibliotecas.

 

Link: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v31/0103-3786-tinf-31-e180033.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Carrion Castanho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Biblioteca.

Carla Schwengber ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos