As relações históricas e epistemológicas entre Biblioteconomia e Ciência da Informação na produção científica brasileira

Autores

  • Keitty Rodrigues Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Karpinski Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa é qualitativa e bibliográfica de caráter exploratório, sem nenhum limite cronológico, e aborda as relações históricas e epistemológicas da Biblioteconomia e Ciência da Informação na produção científica brasileira em Ciência da Informação. A pergunta que norteia este estudo é: como e em que aspectos ocorre uma relação histórica e epistemológica entre uma Ciência da Informação e uma Biblioteconomia na produção científica brasileira? O objetivo geral é identificar até que ponto o conteúdo das publicações reúne as duas áreas. Especificamente, os objetivos são: listar os trabalhos dentro da produção científica brasileira em Ciência da Informação, que trata da história e da epistemologia da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; verificar quais trabalhos relacionam os aspectos históricos e epistemológicos da biblioteconomia com a Ciência da Informação; suscitar algumas reflexões sobre as relações históricas e epistemológicas a partir da análise desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nas bases Scientific Electronic Library Online, Library and Information Science Abstracts, Web of Science e Scopus. A partir da análise do corpus de 21 artigos, destaca-se que os temas de maior presença são a história da Biblioteconomia e o desenvolvimento da Ciência da Informação, a documentação de Paul Otlet e Henri La Fontaine e a interdisciplinaridade. Destaca-se, também, a necessidade de aprofundamento das relações históricas e epistemológicas da Biblioteconomia e Ciência da Informação, na produção científica nacional da área uma vez que a pesquisa evidencia pouco aprofundamento teórico nos textos recuperados pelo corpus.

 

Palavras-chave : Epistemologia da Ciência da Informação. História da Ciência da Informação. Biblioteconomia.

 

Link: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/117239

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keitty Rodrigues Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Florianópolis, SC, Brasil.

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Ciência da Informação.

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos