Análise do processo de recuperação da informação em bases de dados publicadas como dados abertos ligados utilizando a abordagem RDB2LOD

Autores

  • Clayton Martins Pereira
  • Edberto Ferneda
  • José Eduardo Santarem Segundo

Resumo

Os dados abertos ligados têm se tornado um padrão para publicação e enriquecimento de dados, o que promove a transição de uma Web orientada a documentos para uma Web de dados e, por conseguinte, para a Web Semântica. Por outro lado, bases de dados relacionais compõem o núcleo da maioria dos sistemas de informação atualmente em operação. Assim, a publicação da imensa quantidade de dados mantidos em bases de dados relacionais, seguindo as boas práticas e recomendações do Linked Data, pode contribuir significativamente para a consolidação das ferramentas e tecnologias da Web Semântica. É nesse contexto que surgiu a abordagem RDB2LOD para publicação de dados abertos ligados obtidos a partir de bases de dados relacionais. Porém, depois de os dados serem efetivamente publicados, o passo seguinte é recuperá-los de forma eficiente para o seu devido consumo. Este trabalho, de natureza qualitativa e do tipo exploratório, tem como objetivo fazer uma análise do processo de recuperação da informação na abordagem RDB2LOD, a fim de averiguar se a utilização desta abordagem pode facilitar a formulação de consultas SPARQL e, consequentemente, melhorar a visualização e exploração dos dados recuperados. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, além de um experimento no qual a abordagem teve seu processo de recuperação da informação avaliado em dois casos distintos. Ficou demonstrado que, ao levar em consideração os aspectos semânticos dos termos empregados nas expressões de consulta, por meio da aplicação de ontologias, é possível tornar mais eficiente e precisa a recuperação de dados.


Palavras-chave: Recuperação da informação. Bases de dados relacionais. Dados ligados. Dados abertos ligados. Web Semântica.


Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/98764

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos