A atuação da terminologia para o desenvolvimento dos sistemas de organização do conhecimento no contexto da Ciência da Informação

Autores

Resumo

Este estudo apresenta a contribuição da terminologia na construção de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Discorre e realiza conjecturas sobre os conceitos da Organização e Representação do Conhecimento (ORC), Terminologia e das Linguagens de Especialidades com enfoque na atuação da terminologia para o desenvolvimento dos SOCs no contexto da Ciência da Informação (CI).  O estudo foi caracterizado como teórico-bibliográfico, a pesquisa foi realizada junto a periódicos e livros nacionais e internacionais no campo da CI e áreas relacionadas ao tema. Os objetivos que nortearam este artigo são as contribuições da interface dos conceitos da terminologia com a documentação na organização e desenvolvimento de instrumentos de controle terminológicos para a representação e recuperação da informação, deste modo, organizar o conhecimento de uma área de especialidade. Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais e semanticamente estruturados que ajudam na padronização terminológica e auxiliam para os processos de organização e recuperação da informação na Ciência da Informação (CI) com maior precisão e pertinência. Conclui-se que a estruturação terminológica funciona como importante fator para a construção dos SOCs, assim garantindo uma eficácia na compreensão conceitual sobre uma área específica, sem problemas de ambiguidade e clara comunicação entre pesquisadores e profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Ferreira Vidal, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Mestrando no Programa de Pos-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Bibliotecário – Documentalista no Instituto Federal do Párana, Brasil.

Francisco Carlos Paletta, USP

Francisco Carlos Paletta

Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. fcpaletta@usp.br

Departamento de Biblioteconomía y Documentación. Universidad Carlos III de Madrid

ORCID: 0000-0002-4112-5198

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento