Classificação Documental

relato de experiência no arquivo central da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Autores

  • Manuela do Nascimento Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Charlienes Pereira Universidade Federal de Sergipe
  • Pedro Soares Universidade Federal de Sergipe
  • Thaynara Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Tuanny Paiva Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Aclassificação dosdocumentos é uma dasimportantes etapas do fazer arquivistísco, a qualrequer instrumentos de classificação e profissional especializado.Com competências para desenvolver a classificação documental, o arquivista atua com a gestão,organização e recuperação documentalutilizandocomo um dos principais instrumentosa Tabela de Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo.Atuando em diferentes contextos e instituições, essesprofissionais esbaram comdiversidadestecnológicas, financeiras, gestoras, entre outros fatores que problematizam as atividadesgerenciais do acervo. Neste sentido, a partir da análise dos pesquisadores no Arquivo Central da Reitoria(ARQREI)do Instituto Federal de Sergipe (IFS), conduzimosum estudo de caso por meiodo seguinte questionamento: Ocódigo de classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos a atividades-meioda administração pública atende a demanda e disponibiliza todos os códigos específicos para documentação administrativaquefoi transferida para o ARQREI eclassificada?O objetivo geral foianalisar as dificuldades encontradaspara classificar os documentos no ARQREI, mais especificamente buscou-sedescrever os fundamentos teóricos e conceitos relacionados àclassificação, a gestão documental easuaimportânciapara o funcionamento de um arquivo. A pesquisafoi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e análise das tipologias documentais.Analisamos autilização do instrumento de Classificaçãoe Destinação de documentos Relativos às atividades-meio da administração pública, elaborado e publicado pelo Arquivo Nacional do Brasil (AN) e pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)para odesenvolvimento das atividades dos bolsistas, do curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante o período de dezmeses,em2019, no ARQREI do IFS. Por fim, identificamosque existemmuitasdificuldadesem função da logística econômica e estrutural da instituição, contudo,açõesvêmsendodesenvolvidas para impulsionar os processos de gestão documental, por exemplo,o apoio técnico dosarquivistas reforçado pelosbolsistas que integram a área da Ciência da Informação.

Palavras-chave:Plano de Classificação de Documentos em Arquivos. Gestão Documental. Recuperação da Informação.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/53804/31846

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela do Nascimento Silva, Universidade Federal de Sergipe

Arquivista e Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento -UFS

Charlienes Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Biblioteconomia - UFS

Pedro Soares, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Biblioteconomia -UFS

Thaynara Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bibliotecária

Tuanny Paiva, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento -UFSC

Publicado

2021-03-19

Como Citar

do Nascimento Silva, M. ., Pereira, C. ., Soares, P. ., Santos, T. ., & Paiva, T. . (2021). Classificação Documental: relato de experiência no arquivo central da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58190

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos