Disseminação seletiva da informação

o acervo de história da matemática da biblioteca Leopoldo Nachbin do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autores

  • Glaucilene Mariano Sales Fundação Cesgranrio

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado na Biblioteca Leopoldo Nachbin do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre o serviço de disseminação seletiva da informação relacionada ao acervo de História da Matemática. Por meio de uma pesquisa aplicada de abordagem quali-quantitativa, foi realizada uma busca na Base Minerva a fim de selecionar as obras pertinentes à temática. Os objetivos deste estudo foram analisar e divulgar as obras que são importantes para a História da Matemática, a fim de promover seu uso por parte dos professores e pesquisadores da área. O Instituto de Matemática possui algumas disciplinas relacionadas à Evolução da Matemática e este estudo contribuiu não somente para servir de base referencial para esta disciplina, mas também para os pesquisadores no tema. Portanto, este trabalho nos ajudou a ressaltara importância deste acervo para a bibliotecado Instituto de Matemáticae nos trouxe a experiência para realizar outras pesquisas do mesmo cunho.

Palavras-chave: Disseminação Seletiva da Informação. História da Matemática. Acervos. Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/46448/31848

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucilene Mariano Sales, Fundação Cesgranrio

Mestranda em Avaliação - Fundação Cesgranrio

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos