Memória Organizacional

a construção de um instrumento em sistema acessível

Autores

Resumo

Uma das atribuições fundamentais dos arquivistas é a criação de meios de registro e preservação da memória das organizações. A memória organizacional apoiada na gestão de documentos e gestão da informação, torna-se capaz de impulsionar a gestão do conhecimento nas organizações. Diante desse cenário, coloca-se como problema desta pesquisa: a memória organizacional de atividades operacionais pode alavancar o conhecimento dos colaboradores no desenvolvimento das suas atividades e quais instrumentos podem ser utilizados para essa finalidade? Considerando esta questão, o objetivo norteador desta pesquisa volta-se a construir um instrumento capaz de captar informações sobre os processos operacionais relevantes à memória organizacional. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica nos temas memória organizacional, gestão de documentos, gestão da informação e gestão do conhecimento e planejamento administrativo, por meio de consulta às bases de dados brasileiras (BRAPCI, Scielo), bibliotecas de teses e dissertações (BDTD) e anais de congressos (ENANCIB), para a construção do referencial teórico. Também foram utilizadas a pesquisa documental e a realização de uma pesquisa de Survey com aplicação de questionários e entrevistas. Como resultado da pesquisa detalha-se a elaboração de um instrumento de registro e controle da Memória Organizacional, utilizando-se o aplicativo Excel. Identificou-se também como resultado que a elaboração de fluxograma e Procedimento Operacional Padrão contribui com a memória organizacional, na medida em que possibilita o registro dos processos e atividades desenvolvidos pelas organizações, uma das lacunas presentes nos estudos de memória organizacional.

Palavras-chave: Memória Organizacional. Gestão de documentos. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Planejamento Administrativo.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52225/31493

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fabiana Izídio de Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Marcia Cristina Pazin de Carvalho Vitoriano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente do Departamento de Ciência da Informação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos